29 de Maio: Dia Nacional de Luta Contra Bolsonaro-Mourão-Guedes

29 de Maio é dia nacional de luta pelo Fora Bolsonaro-Mourão-Guedes! Em Goiás, o PCB e seus coletivos estão nessa construção.

O Brasil está vivendo uma catástrofe humanitária que ameaça a vida da maioria da população e o destino de várias gerações. O país totaliza 20 milhões de trabalhadores desempregados e 30 milhões se encontram na informalidade. Atualmente, 118 milhões de brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar, isso nos primeiros meses de 2021, sendo que 19 milhões estão nas filas da fome. Por fim, estamos próximos das 500 mil vidas perdidas por falta de vacinação e todo tipo de sabotagem criminosa realizada pelo governo genocida e negacionista.

O Governo Bolsonaro-Mourão-Guedes continua zombando das vidas perdidas com a pandemia, incentivando as aglomerações e receitando cloroquina para a população. Mantém provocações à China com o propósito de sabotar a vacinação. Paralelamente, conspira contra as liberdades democráticas, ataca os direitos das/os trabalhadoras/es, flexibiliza legislações voltadas para o controle de armas e estimula o armamento de setores da sociedade. O seu objetivo é promover o cenário de caos e criar condições favoráveis ao seu projeto golpista. Trata-se de um Governo que promove uma catástrofe humanitária como parte integrante da conspiração contra as liberdades democráticas e em favor de uma escalada fascista.

Bolsonaro e o bolsonarismo representam uma radicalização regressiva incontrolável do projeto do Golpe de Estado de agosto de 2016, implementado pelas classes dominantes e o imperialismo euro-americano. Projeto que materializa uma economia financeirizada altamente especializada na exportação de commodities minerais e agropecuárias; uma estrutura social polarizada e marcada por uma espécie de apartheid social informal de mercado; uma democracia liberal representativa ultra-restrita em termos de representação política dos/as trabalhadores/as e de direitos; e uma cultura e ideologia marcada pelo individualismo, meritocracia e banalização do ódio. Bolsonaro e o bolsonarismo têm como singularidade a ampliação em escala de elementos autoritários e fascistas intrínsecos ao projeto do Golpe de 2016.

Diante desse cenário, a classe trabalhadora, camadas populares e juventudes têm que ir além das lutas nas redes sociais e dos atos simbólicos. Com todos os cuidados e orientações sanitárias, temos que tomar as ruas para construir lutas de massas crescentes contra o Governo Bolsonaro-Mourão-Guedes e o projeto do Golpe. Lutas que devem se apoiar na organização de base nos locais de trabalho, estudo e moradia, bem como na reação contra qualquer política de conciliação de classes.

Na atual conjuntura, não podemos apoiar políticas que priorizem o processo eleitoral de 2022, transformando os movimentos sindicais, populares e de juventudes em mera correia de transmissão da disputa institucional. E não menos importante, temos que nos contrapor às orientações políticas que almejem a retomada do poder governamental em alianças e articulações com forças políticas que integram a direita tradicional, vinculadas ao Golpe de 2016 e suas contrarreformas (Lei do Teto de Gastos, Reformas Trabalhista, Previdenciária e que apoiam a Reforma Administrativa).

O PCB e seus coletivos conclamam aos/às trabalhadores/as e juventudes para que o 29 de Maio: Dia Nacional de Luta Contra Bolsonaro-Mourão-Guedes se constitua em um salto de qualidade na construção de lutas de massas calcadas na organização pela base, na independência política da classe e na perspectiva do Poder Popular e do Socialismo. Convocamos aqueles de Goiânia a comparecerem na Praça Cívica às 9h para o ato político pelo Fora Bolsonaro-Mourão-Guedes e orientamos aos demais a se somarem em iniciativas em sua cidade. Assim, defendemos:

FORA BOLSONARO-MOURÃO! IMPEACHMENT JÁ!

PELO AUXÍLIO EMERGENCIAL de R$ 600,00!

VACINAÇÃO PARA TODOS/AS JÁ!

PELO DIREITO À VIDA!

PELO FIM DO GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA!

PELO LOCKDOWN E POR GARANTÍAS DE EMPREGOS E SALÁRIOS!

PELA REVOGAÇÃO  DO TETO DE GASTOS!

CONTRA A CARESTIA E PELO TABELAMENTO DOS PREÇOS!

EM DEFESA DO SUS 100% ESTATAL, GRATUITO E DE QUALIDADE!

CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA!

EM DEFESA DAS EMPRESAS ESTATAIS!

CONSTRUIR A GREVE GERAL!

PELO PODER POPULAR E PELO SOCIALISMO!

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB)

União da Juventude Comunista (UJC)

Corrente Sindical Unidade Classista (UC)

Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s